em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Último disponível!

Características principais

Título do livro
O Autor E A Personagem Atividade Estetica
Autor
Bakhtin, Mikhail
Idioma
Português
Editora do livro
EDITORA 34
Edição do livro
1
Capa do livro
Mole
Com índice
Sim
Ano de publicação
2023
Marca
Editora 34

Outras características

  • Quantidade de páginas: 312

  • Altura: 21 cm

  • Largura: 14 cm

  • Peso: 392 g

  • Material da capa do livro: Encadernado

  • Tradutores: Paulo Bezerra

  • Gênero do livro: Literatura estrangeira

  • Subgêneros do livro: Filosofia da Linguagem

  • Tipo de narração: Manual

  • Tamanho do livro: 14 X 21

  • Idade mínima recomendada: 12 anos

  • Idade máxima recomendada: 100 anos

  • ISBN: 9786555251470

Ver mais características

Descrição

Considerado um ensaio seminal na carreira de Mikhail Bakhtin, O autor e a personagem na atividade estética foi redigido na primeira metade dos anos 1920 e integra seus escritos ditos “filosóficos”, ao lado de Por uma filosofia do ato (1919-1921) e O problema do conteúdo, do material e da forma na criação artística verbal (1924). No presente volume Bakhtin procura definir a relação “arquitetonicamente estável e dinamicamente viva” entre autor e herói na obra literária, e elabora vários conceitos que serão fundamentais em seus escritos posteriores sobre a linguagem, o discurso e o romance. A tradução de Paulo Bezerra, publicada pela primeira vez na coletânea Estética da criação verbal, foi aqui inteiramente revista, além de acrescida de um posfácio do tradutor e de um texto inédito de Bakhtin em português: uma “Introdução” ao livro, com cerca de 30 páginas, descoberta pelos organizadores das Obras reunidas do autor na Rússia.
 
SOBRE O AUTOR
Mikhail Bakhtin nasceu em 1895 em Oriol, na Rússia. Estudou em Odessa e Petrogrado, foi professor de história, sociologia e língua russa na cidade de Nével, na década de 1910, e liderou um grupo de intelectuais que ficaria conhecido como o Círculo de Bakhtin. Em 1928 foi preso pelo regime de Stálin, mas ainda conseguiu publicar um de seus trabalhos mais importantes, Problemas da obra de Dostoiévski (1929). Condenado a um campo de trabalhos forçados, teve a pena comutada para o degredo no Cazaquistão, onde viveu até 1936. Bakhtin continuou proibido de viver em grandes cidades e se estabeleceu em Saransk, isolado do circuito acadêmico e literário da União Soviética, trabalhando como professor em escolas públicas. O autor foi resgatado somente na década de 1960 por três estudantes de Moscou - Kójinov, Botcharov e Gátchev -, que o ajudaram a se reintegrar ao cenário intelectual do país e a editar suas obras: o ensaio sobre Dostoiévski foi revisto e publicado com o título Problemas da poética de Dostoiévski (1963), e foram editadas sua tese de doutorado A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (1965) e a coletânea de ensaios Questões de literatura e de estética (1975). Faleceu em Moscou, em 1975.

Paulo Bezerra estudou língua e literatura russa na Universidade Lomonóssov, em Moscou, e foi professor de teoria da literatura na UERJ e de língua e literatura russa na USP. Livre-docente em Letras, leciona atualmente na Universidade Federal Fluminense. Já verteu diretamente do russo mais de quarenta obras nos campos da filosofia, psicologia, teoria literária e ficção, destacando-se suas traduções de Crime e castigo, O idiota, Os demônios, O adolescente e Os irmãos Karamázov, de Dostoiévski. Em 2012 recebeu do governo da Rússia a Medalha Púchkin, por sua contribuição na divulgação da cultura russa no exterior.
 
DADOS DO LIVRO
Editora: Editora 34
Edição: 1ª
Ano de Edição:2023
ISBN: 9786555251470
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Profundidade: 1,80 cm
Peso: 0,390 kg
Nº de Páginas: 312
Idioma: Português
Acabamento: Brochura