Livro - O Tomismo - Introdução À Filosofia De Santo Tomás De Aquino, Étienne Gilson, Wmf Martins Fontes
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Características principais
Título do livro | TOMISMO, O |
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Subtítulo do livro | INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO |
Autor | Étienne Gilson |
Idioma | Português |
Editora do livro | WMF Martins Fontes |
Edição do livro | 1 |
Capa do livro | Mole |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2024 |
Marca | Wmf Martins Fontes |
Outras características
Quantidade de páginas: 544
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Peso: 670 g
Material da capa do livro: Brochura
Com realidade aumentada: Não
Tradutores: Juvenal Savian Filho
Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais
Subgêneros do livro: Religião
Tipo de narração: Filosofia
Tamanho do livro: 16 X 23
Idade mínima recomendada: 14 anos
Idade máxima recomendada: 99 anos
ISBN: 9788546904570
Descrição
A obra O tomismo – Introdução à filosofia de Santo Tomás de Aquino, de Étienne Gilson, publicada pela primeira vez em 1929, revista e corrigida pelo próprio autor até a sexta edição, de 1965, continua a ser, em nossos dias, a melhor introdução ao pensamento de Tomás de Aquino. Seguindo aquelas linhas que considerava condutoras para uma apresentação didática. Gilson não demonstra que o pensamento de Tomás não tem a natureza estática de um sistema com respostas definitivas para todas as questões nascidas da experiência humana, mas sim a dinâmica de um pensamento dinâmico, móvel como a vida que busca respostas aos desafios que se apresentam nas mais diversas frentes. É assim que Gilson expõe elementos filosóficos, teológicos, espirituais, jurídicos etc., acionados por Tomás de Aquino, situando-o na linha dos grandes pensadores que formaram seu pensamento (Platão, Aristóteles, Plotino, Santo Agostinho, Boécio, Dionísio, Avicena, Averróis, Maimônides, entre tantos outros), a fim de construir uma visão de conjunto do pensamento do autor do século XIII: Tomás de Aquino continua a exercer grande influência sobre a vida contemporânea, até mesmo maior do que a de certos autores que podem ser mais famosos, mas cuja obra não possui nem a solidez nem a amplitude daquela tomasiana.